Prefeitura é parceira do espetáculo “Passeio Noturno” que acontece nesta sexta-feira (20)

publicidade

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, é parceira da nova edição do “Passeio Noturno”, espetáculo que o grupo Tibanaré encena após oito anos da primeira temporada, realizada em 2015. Nesta sexta-feira (20), o Centro Histórico volta a se transformar em um grande palco a céu aberto onde uma história de amor transporta o público para um mundo onde a linha entre realidade e fantasia se dissolve e o passado da cidade vêm à tona.

O “Passeio Noturno” começa na Praça Bispo Dom José, com concentração a partir das 19h30, onde o público é convidado a fazer um ‘City Tour’ pelo centro da capital. Conduzidos pelo carismático guia turístico Seu Chico, os participantes serão apresentados à rica arquitetura e à história dos casarões e igrejas. Após o percurso retorna para o mesmo local de partida.

O cicerone revela fatos pitorescos e lendas urbanas – fruto de pesquisas realizadas pelo Tibanaré junto aos moradores mais antigos e em obras de escritores como Dunga Rodrigues (1908 – 2006) – que começam a ganhar vida ao longo do trajeto.

A produtora do grupo Tibanaré, Fernanda Gandes, salienta que as pessoas devem ir preparadas para viver a “aventura de conhecer o Centro Histórico”. Uma parte do trajeto é feita de ônibus, mas as pessoas vão descer e andar, então o ideal é carregar o mínimo de coisas possível, ir com roupas confortáveis para “poder experimentar esse momento de forma livre, leve e solta”, avisa.

Leia Também:  Devido ao aumento exponencial na demanda por atendimentos rede, Cuiabá abre dois processos seletivos para contratação de médicos

“É importante avisar porque há pessoas idosas que participam. Além disso, podem participar cadeirantes. O ônibus é adaptado e temos assistentes para ajudar”, explica Fernanda. Segundo ela, a produção está preparada inclusive para demandas que envolvam acessibilidade em libras e autodescrição. “Então, se a pessoa necessitar desses recursos, ela precisará entrar em contato com a gente para informar e a gente preparar a sessão com acessibilidade para ela”, adianta a produtora.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite disse que, ao saber o teor do projeto, tem como principal objetivo explorar o Centro Histórico de Cuiabá, bem como apresentar à população histórias ainda desconhecidas por muitas pessoas. O “Passeio Noturno” é uma declaração de amor por Cuiabá e um alerta para a importância de cuidar dela e vivê-la. “O espetáculo quer trazer um olhar para a cidade que as pessoas não têm. Isso vem ao encontro das nossas diretrizes, que é de cada vez mais aproximar a população da cultura e da arte cultural da nossa cuiabania”, declarou o secretário.

Leia Também:  Campeonato Pixote 2025 começa nesta quarta com diversas disputas em Cuiabá

O “Passeio Noturno” é realizado pelo Grupo Tibanaré e foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Energisa. Conta com as parcerias da Associação Mato-Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU) e com o apoio do Instituto Energisa, Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Pantanal Shopping, Ação Cultural e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

A nova temporada de “Passeio Noturno” vai de 20 de outubro a 18 de novembro, com 40 vagas por sessão. As vendas são abertas às segundas-feiras, pelo Sympla (AQUI), ou ponto de venda no Pantanal Shopping. Os agendamentos escolares podem ser feitos pelo telefone (65) 98130-8558.

**Com informações da produção do evento

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade